« »

1 – INTRODUÇÃO

a) Ácidos

São substâncias que têm certas propriedades em comum. Os ácidos possuem sabor azedo ou cáustico, facilmente identificado em frutas cítricas, como limão, laranja e maçã. Têm a capacidade de alterar a cor de certas substâncias orgânicas, denominadas indicadores.Conduzem a corrente elétrica em solução aquosa e reagem com as bases produzindo sal e água.

b) Bases

Também chamadas de álcalis, faz parte de um outro grupo de substâncias com um jogo diferente de propriedades. Existem muitas bases fracas e inofensivas no nosso cotidiano, dentre as muitas podemos citar o sabonete que faz muita espuma e desliza facilmente pela pele. Por outro lado, existe também bases fortes e corrosivas tanto quanto os ácidos, como por exemplo: hidróxido de sódio, hidróxido de amônio, etc. As bases possuem sabor amargo (adstringente), modificam a cor dos indicadores ácido-base. Conduzem corrente elétrica quando fundidos ou em solução aquosa. Reagem com ácidos produzindo sal e água.
Obs: Nunca tentar identificar um ácido ou uma base provando!

c) Indicadores

A propriedade mais notável dos ácidos e bases, sem dúvida, é a habilidade que eles tem em  mudar a cor de certos vegetais. Os sucos de alguns vegetais e algumas plantas podem funcionar como indicadores de  ácido-base (pH), ou seja, indicam quanto ácido ou básica é uma substância.
O repolho roxo, encontrado em supermercados funciona como indicador de substâncias ácidas e básicas. Quando um pouco do extrato do repolho roxo é adicionado a uma solução ácida a mesma apresentará coloração vermelha. Já em uma solução básica, a solução se tornará azul ou verde.

 d) Escala de pH

Os Químicos usam uma escala de PH para expressar quão forte é uma substância ácida ou básica. Um valor de PH abaixo de 7 (sete) indica que a substância é ácida e, quanto menor for o número (6, 5, 4, 3, 2 ..) mais forte será o ácido. Um valor de PH acima de 7 (sete) indica que a substância é alcalina (básica) e, quanto maior for o número (8, 9, 10 …) mais forte será a substância alcalina.
O extrato de repolho roxo mostrará cores diferentes para valores de pH diferentes. Essas cores e os correspondentes valores (aproximados) de pH são:

pH (aproximado) 2 4 6 8 10 12
Cor do extrato vermelho púrpura violeta azul azul/verde verde

2 – OBJETIVO
Investigar as propriedades ácidas e básicas de certos materiais encontrados em casa, utilizando como indicador ácido-base o extrato de repolho roxo.

3 – MATERIAL UTILIZADO

-Tubos de ensaio (enumerados)
– Béckeres
– Pipetas
– Provetas
– Bastão de vidro
– Indicador (extrato de repolho roxo)
– Soluções de produtos caseiros

4 – PROCEDIMENTO

Adicione 10 gotas de extrato de repolho roxo em cada solução abaixo. Observe e coloque seus resultados na tabela abaixo.

 Solução  Cor Observada Função
(ácido ou base)
pH aproximado
1 Vinagre
2 Solução de bicarbonato de sódio
3 Solução de água sanitária
4 Solução de água e sal
5 Água e antiácido
6 Suco de limão
7 Água com detergente
 

8

Refrigerante incolor (soda limonada)
9 Água com aspirina
10 Água com xampu

5 – QUESTÕES

  1. Faça um relatório do experimento, discutindo sobre a acidez e basicidade dos produtos domésticos utilizados durante o experimento.
  2.  Pesquise os rótulos dos produtos utilizados acima e discuta sobre a indicação da cor dada pelo extrato de repolho roxo, veja se a coloração obtida no experimento comprova realmente a presença de uma função base ou ácida presente na substância utilizada. Ou seja, veja realmente se o extrato de repolho roxo indicou corretamente a cor da função (ácido ou base) presente na substância. Ex.: O limão é ácido a cor indicada pelo extrato de repolho roxo deve ser vermelha.
  3. Compare o pH aproximado de cada substância encontrada no experimento com o pH teórico de cada substância utilizada, para isso pesquise sobre o pH teórico de cada material utilizado, utilize para isso, livros, Internet e etc.
Comentários