« »

A causa principal dos buracos de escoamento de água é a dissolução co calcário, que é carbonato de cálcio, pela água do subsolo. Apesar de CaCO3 ter uma constante de produto de solubilidade relativamente baixa, ele é bastante solúvel na presença de ácido.
CaCO3(s) ↔ Ca2+ CO32-(aq) Kps = 4,5 x 10-9
A água da chuva é naturalmente ácida, com um pH na faixa de 5 a 6, podendo tornar-se ainda mais ácida quando em contato com matéria orgânica em decomposição. Uma vez que o íon carbonato é a base conjugada do ácido fraco, o íon hidrogenocarbonato (HCO3) combina-se rapidamente com o íon hidrogênio.
CO32- (aq) + H(aq) → HCO3 (aq)

O consumo de íon carbonato desloca-se o equilíbrio de dissolução para a direita, aumentando assim a solubilidade de CaCO3. Isso pode água do subsolo, incluem cavernas e rios no subsolo.

A formação repentina de um grande buraco de escoamento pode apresentar sérios riscos à vida a à propriedade (Figura (b). A existência de buracos de escoamento profundos também aumenta o risco de contaminação dos lençóis freáticos.

Figura: (a) Queda da camada superior do solo que se apóia sobre uma cavidade do subsolo provoca uma depressão chamada buraco de escoamento. (b) Grande buraco de escoamento de água.
Extraído de: Química – a ciência central -9ª edição.

Comentários