« »

De modo geral, podemos dizer que a ligação entre dois átomos cuja diferença entre as eletronegatividades é menor ou igual a 1 é covalente (como exemplo temos a ligação entre hidrogênio e cloro, para a qual a diferença é 0,9). De modo similar, quando nos referimos a uma ligação iônica, estamos querendo dizer que é uma ligação entre dois átomos cuja diferença entre as eletronegatividades é maior ou igual a 2 (como exemplo temos a ligação entre sódio e cloro, para a qual a diferença é 2,1).

            Contudo, mesmo para diferenças de eletronegatividades menores que 1, uma ligação covalente apresenta um caráter iônico considerável. Analogamente, mesmo para diferenças maiores que 2, uma ligação iônica possui caráter covalente considerável.

          Quando falamos de um conjunto iônico, estamos falando de um composto para o qual a ligação iônica é uma boa primeira aproximação. Da mesma forma, quando falamos de um composto covalente, estamos mencionando um composto para o qual a ligação covalente é uma boa primeira aproximação.

          Quando a diferença de eletronegatividade está situada entre 1 e 2, a ligação não é claramente iônica nem claramente covalente.

Fonte: A tkins, P. W. e Beran, J. A. General Chemistry. 2 ed. New York, Scientific American Books, 1992. p. 327.

Comentários