São gráficos que relacionam a máxima quantidade de soluto que conseguimos dissolver em uma dada quantidade de solvente em função da temperatura.
Normalmente, a temperatura favorece a dissolução e as curvas são ascendentes (dissolução endotérmica absorção de energia).
Curvas descendentes caracterizam as dissoluções exotérmicas liberação de energia e a solubilidade da substância diminui com o aumento de temperatura.
Substâncias hidratadas como o CaCI2.6H2O (cloreto de cálcio hexaidratado), vão se desidratando durante o aquecimento, e cada ponto de inflexão da curva mostra um ponto de desidratação.
O Na2SO4.10H2O (sulfato de sódio decaidratado), após a desidratação tem sua solubilidade dificultada pelo aumento da temperatura.
Veja se compreendeu?
Com base na curva de solubilidade da substância A e nos pontos numerados que representam soluções aquosas de A, responda:
- a) Quais as soluções saturadas sem presença de precipitado?
R= 3, 6, 7, 9 e 10
- b) Quais as soluções saturadas com presença de precipitado?
R= 4,5 e 8
- c) Quais pontos apresentam soluções insaturadas?
R= 1 e 2
- d) Qual a solução mais diluída?
R = 1 60 g de A por 100ml de H2O
- e) Qual a solução mais concentrada?
R = 2 120 g de A por 100 ml de H2O
- f) Admitindo se que o ponto 5 seja uma solução supersaturada, ao adicionarmos um gérmen de cristalização ou procedermos a uma brusca agitação, haverá formação de que quantidade de precipitado?
R = mpr = 120 60 => mpr = 60 g
- g) A solução representada pelo ponto 1 formará precipitado abaixo de qual temperatura?
R = t < 20 ºC
- h) Se a solução representada pelo ponto 7 for resfriada a 20ºC sem formação de solução supersaturada, qual será a quantidade de precipitado formado?
R = mpr = 150 – 60 => mpr = 90 g