É fácil identificar um coloide através do chamado “Efeito Tyndall”.
O efeito Tyndall nos permite ver o laser.
Essa ilustração é referente à projeção de um laser em duas soluções, uma comum e a outra denominada de coloide (suspensão). Qual a diferença entre as duas? Se você observar vai perceber que o laser atravessa a solução 1 sem sofrer dispersão, e por isso não o percebemos. Mas quando passa pelo recipiente 2, a luz é dispersada e ao mesmo tempo refletida, graças a isto podemos percebê-la. Esse fenômeno é conhecido como efeito Tyndall, ele é um dos fatores que diferem “soluções comuns” de “coloides”.
Soluções: misturas homogêneas formadas por partículas pequenas referentes a íons, átomos ou moléculas. A luz incidente atravessa esta solução sem ser visível.
Coloides: também conhecidos por suspensões coloidais, se referem à mistura de partículas maiores, grandes o suficiente para serem vistas a olho nu. Os coloides se apresentam translúcidos. Quando o laser atravessa uma solução coloidal, ele é refletido pelas partículas em suspensão, o que nos permite visualizar o feixe de luz.
O efeito Tyndall foi descoberto em 1766, por Richard Tyndall. O pesquisador fazia experimento quando percebeu o espalhamento de um feixe de luz num meio contendo partículas em suspensão: uma sala empoeirada onde um feixe de luz que entrava pela janela se tornava visível.
Vamos ao experimento:
Material:
♦ 1 caixa de papelão (sapato, etc)
♦ 3 copos lisos de vidro transparente
♦ 1 colher de chá
♦ farinha de trigo
♦ sal de cozinha
♦ lanterna
♦ tesoura
Procedimento
1. Com auxílio da tesoura, faça um furo arrendondado em uma das laterais da caixa. A altura do furo deve corresponder à metade da altura do copo.
2. Na lateral oposta, faça um furo quadrado, com aproximadamente 2 cm de lado. O centro desse quadrado deve estar alinhado com o furo arredondado.
3. Coloque água em um dos copos até atingir 3/4 da altura do copo.
4. Depois, coloque o copo dentro da caixa, de modo que seu centro esteja alinhado com os centros dos dois furos e feche a caixa.
5. Acenda a lanterna próximo ao furo arrendondado e observe o copo através do furo oposto.
6. Substitua esse copo por um outro contendo uma colher de chá de sal dissolvido em 3/4 de água. Observe-o.
7. Depois, substitua esse copo por outro contendo uma colher de chá de farinha dissolvida, sob agitação, em 3/4 de água. Observe-o.
Responda:
1. A mistura água + farinha de trigo é uma solução ou suspensaõ?
2. A mistura água + sal de cozinha é uma solução ou suspensão?
3. Classifique os sistemas em homogêneos ou heterogêneos.
4. O efeito Tyndall é observado em soluções ou suspensões?
Bibliografia:
Usberco e Salvador; Química, volume 2: físico-química, – 12 ed. reform.-São Paulo: Saraiva, 2009.
http://www.mundoeducacao.com.br/quimica/efeito-tyndall.htm