Objetivo:
Obter uma certa quantidade de essência de mexericas (laranja cravo) por meio da técnica de extração, obervando também as fases distintas de uma mistura heterogênea.
Material:
Casca de dez mexericas (laranja cravo)
Água em um copo pequeno e raso
Um canudinho transparente
Uma proveta de 10 ml ou uma seringa nova e sem agulha, do mesmo volume
Fita adesiva transparente
Garrafa plástica transparente (pode ser de refrigerante)
Tesoura
Procedimento:
Corte a garrafa plástica de forma a obter um quadrado de aproximadamente 400 cm2. Enrole-o, formando um funil. Cole pedaços de fita adesiva para que o funil não se desfaça.
Ainda com o auxilio da fita adesiva, cole o canudinho na extremidade menor do funil, como se quisesse prolongá-lo.
Esprema, com os dedos, a casca das mexericas sobre a água. Agite o copo com movimentos suaves e circulares e deixe em repouso por 5 a 6 minutos. Transfira, cuidadosamente, todo o conteúdo do copo para o funil. Antes, porém, tampe o canudinho, apertando-o com os dedos.
Será fácil perceber a formação de duas fases distintas: a água na parte de baixo e o óleo essencial de mexerica na parte de cima.
Espere mais 2 minutos e, em seguida, afrouxe os dedos, permitindo que o conteúdo escoe lentamente.
Deixe passar toda a água, de modo que apenas o óleo essencial fique no canudinho. Transfira o óleo para a proveta e faça a leitura do volume.
Caso você não tenha a proveta, transfira o óleo para um pires e depois aspire-o com a seringa. Faça a leitura do volume.
Estime, usando regra de três, a quantidade aproximada de mexericas necessária para obter 1 L (1000 ml) de óleo essencial.