É possível utilizar o fenômeno da corrosão de metais na fabricação de peças artesanais como, por exemplo, uma placa de identificação para pendurar na coleira do cachorro com nome e telefone gravado em relevo (o que pode ser bastante útil em caso de fuga do animal). Para fazer essa placa, você vai precisar de:
Reagentes e aparelhagens
– placa de cobre pequena (cerca de 1,5 cm x 3,5 cm)
– letras adesivas autocolantes (do tipo letraset)
– fita-crepe
– solução saturada de cloreto de ferro III, FeCl3(aq)
– béquer ou recipiente semelhante de vidro refratário
– fôrma para banho-maria
– pinça de madeira
Procedimentos
►Cole as letras adesivas na placa de cobre previamente limpa e desengordurada, escrevendo o nome de seu cachorro.
►No verso da placa de cobre cole uma fita-crepe ou, o que é melhor, escreva o número do seu telefone, também utilizando a letraset.
►Desse modo, a placa de cobre será gravada de ambos os lados e a identificação do cachorro ficará mais completa.
►Em seguida prepare uma solução aquosa saturada de cloreto de ferro III ou cloreto férrico, FeCl3(aq).
►Lembre-se de que sabemos que uma solução está saturada quando se forma um precipitado da substância não dissolvida no fundo do recipiente.
►Coloque água na fôrma e leve-a ao fogo. Adicione a solução em um recipiente de vidro refratário e arrume-o dentro da fôrma (em banho-maria) para aquecer.
►Mergulhe a placa de cobre dentro do recipiente de vidro refratário (na solução em banho-maria) e deixe-a em aquecimento por pelo menos 50 minutos.
►Retire a placa de cobre da solução com a ajuda de uma pinça de madeira, enxágüe-a em água corrente e retire as letras autocolantes.
►Você irá observar que a solução de cloreto férrico provocou a corrosão do cobre por toda a placa, conforme mostra a reação abaixo, com exceção das partes que estavam protegidas pelas letras autocolantes (ou pela fita-crepe), marcando em relevo o nome e o telefone de seu cachorro.
Placas de cobre antes da gravação (com letraset) e após a gravação, com o nome em relevo.
Cachorro devidamente identificado.
Fonte: http://www.cliquequimica.com.br/