« »

ÁGUA DA CHUVA:
É a mais pura, por resultar de um processo natural de destilação.

ÁGUA DE RIOS E DE FONTES:
Contém 0,01 até 0,02% de substâncias sólidas, das quais predominam os sais. as águas de fontes, que contém porcentagens mais altas de substâncias sólidas e gasosas, são chamadas águas minerais; estas possuem, freqüentemente, ação curativa especial. As águas minerais podem conter sais ferrosos (águas ferruginosas), sais de magnésio (águas amargas), ácido sulfídrico (águas sulfurosas), emanações de rádio (águas radioativas), iodetos (águas iodadas), etc.A temperatura das águas minerais, geralmente, é superior à da água comum, podendo atingir até 45°C; essas são as águas termais.

ÁGUA DO MAR:
É a menos pura, contendo, aproximadamente, 3,5% de sais; destes, 2,7% são de cloreto de sódio (sal-comum), e o restante está distribuído entre compostos de 30 elementos químicos; potássio, bromo, iodo, magnésio, cálcio, etc. Ocorrem em lagos e mares, onde a porcentagem de sais ultrapassa 20%. Exemplo: Mar Morto, …

ÁGUA DURA:
São águas naturais relativamente ricas em sais de cálcio e magnésio (bicarbonatos, sulfatos, …). A água dura não produz espuma com os sabões, porque os sai s orgânicos de sódio, que constituem os sabões, reagem com sais de cálcio, produzindo precipitado de palmitato de cálcio, que não possui ação detergente.
Reação:

2 C15H31COONa + Ca(HCO3)2 → (C15H31COO)2Ca + 2 NaHCO
(Palmitato de sódio) +(bicarbonato de cácio ) –> (palmitato de cálcio) +(Bicarbonato de cálcio)

A água dura não é freqüente no Brasil, acorrendo nos países da Europa e Ásia. Ela causa prejuízos, tais como, o maior consumo de sabões nas lavagens, e a formação de crostas brancas (compostos de cálcio) no fundo das panelas e caldeiras.
As águas, com peque nas porcentagens de sais de cálcio, recebem o nome de água mole.

Comentários