Como funciona o forno microondas?
O funcionamento do forno de microondas baseia-se naagitação em “vai e vém” das moléculas polares. Asmicroondas são ondas electromagnéticas que oscilamcom frequências muito elevadas (cerca de 2 450 000000 vezes por segundo) e são geradas por ummagnetrão. Quando estas ondas penetram no interiorde materiais que contêm moléculas polares, estasoscilam em “vai e vém” sofrendo colisões etransformando em calor a energia que recebem dasondas. Como a molécula de água é polar, tudo o que nasua constituição contiver água líquida -como a maioriados alimentos – aquece com muita eficiência nomicroondas. Por isso os alimentos cozinham nomicroondas mas o prato de vidro onde se encontrampoderia permanecer frio (de facto isso só não acontece,porque o prato está em contacto térmico com osalimentos e portanto aquece à medida que os alimentosaquecem).
Não usar pratos com fio de ouro no microondas!
As microondas são ondas electromagnéticas. Essas ondas fazem aparecer pequenas correntes eléctricas emantenas condutoras (é o princípio de funcionamento dos celulares – essas pequenas correntes são depois amplificadas e com auxílio da eletrônica convertidas em som no auscultador). No caso dos fornos de microondasos fios metálicos que decoram os pratos trabalhados servem de antenas; as correntes que nele são geradas sãoem geral suficientes para provocar pequenas descargas eléctricas e o aquecimento por efeito de Joule desse finofilete metálico.
Cuidado ao aquecer líquidos.
Quando se aquecem líquidos no microondas emrecipientes muito lisos, por exemplo de vidro deelevada qualidade, pode dar-se um fenómeno desobreaquecimento. Quando aquecemos água àpressão atmosférica, a temperatura não sobeacima dos 100 ºC, porque a essa temperatura apressão de vapor da água é igual à pressãoatmosférica e podem formar-se bolhas de vaporque vão libertando o calor fornecido. No entantoem recipientes polidos no microondas pode não existir o “motor de ignição” que origina oaparecimento das primeiras bolhas de vaporNesse caso a água pode aquecer demasiadosem ferver. Este processo é perigoso – só falta afaísca para se dar a explosão – que em geral édespoletada pelo retirar do recipiente domicroondas ou pela introdução do saco de chá naágua: nesse momento a água ferve toda de umavez com tal violência que em geral sai toda dorecipiente podendo provocar graves queimaduras.
Cuidado! Nunca ligar o microondas sem colocar no seu interior água.
Não necessariamente um copo de água. Basta a água que se encontra presente nos alimentos. Mas não deve ligar omicroondas, por exemplo, só com umprato vazio no seu interior. As microondassão geradas num magnetro. Essas ondaselectromagnéticas seguem por um guia deondas até ao interior do forno. Caso não exista qualquer alimento no seu interior que dissipe essa energia, pode aumentar até um nível que faça com que as ondas eletromagnéticas seja refletidas de volta para o magnetro podendo avariá-lo.
As microondas podem sair pela janela da porta?
Nós vemos o prato dentro do microondas porque a luz (radiação eletromagnética) atravessa a janela. Será quehá perigo das microondas também poderem sair por essa mesma janela? A resposta é negativa. Se olharmos mais atentamente para a janela do microondas notamos que elase encontra completamente coberta por uma rede metálicarepleta de pequenos buracos. As ondas electromagnéticaspenetram pouco dentro dos condutores elétricos. E se oscondutores forem constituídos por uma malha de orifíciossó a radiação com comprimentos de onda muito inferioresàs dimensões dos orifícios é que conseguem penetrar. Éesta a diferença! As microondas têm comprimentos deonda da ordem do centímetro e por isso não atravessam arede metálica que cobre toda a janela; pelo contrário a luz com comprimentos de onda cerca de dez a cem mil vezes mais pequenos passa sem dificuldade pela dita rede -vemos por isso os alimentos a aquecer.
Porque é difícil cozer “Ao Sal” no microondas?
Quando se cobre completamente com sal de cozinhas um alimento para o confeccionar “ao sal”, a crosta de salque se forma é em geral boa condutora eléctrica. Forma por isso um escudo que dificulta a penetração dasmicroondas: o peixe irá cozinhar mais lentamente. É como se colocássemos um alimento embrulhado em papelde alumínio como na receita da batata; o sal funciona como uma gaiola electricamente isolante (gaiola deFaraday).
Bibliografia:
Peter Barham, “The Science of Cooking”, Springer-Verlag, 2000.