Como sabemos, água e óleo não se misturam, mesmo quando submetidos a intensa agitação, pois a água apresenta moléculas polares e os óleos são substâncias apolares. Ao cessarmos a agitação, em pouco tempo as pequenas partículas de óleo obtidas durante esse processo se unem e formam uma lâmina que flutua sobre a água, porque o óleo tem densidade menor do que a água.
Se pudéssemos impedir que as gotículas de óleo se unissem novamente, poderíamos mantê-las dispersas na água, ou seja, obeteríamos uma mistura de dois líquidos imiscíveis.
Os agentes emulsificantes são substâncias que têm a propriedade de estabilizar uma mistura de líquidos imiscíveis, pois apresentam moléculas com uma porção polar e outra apolar. Dois desses agentes são comuns em nosso dia a dia: gema de ovo e sabão.
Material
► 1 gema de ovo
► 1 colher (sopa) de suco de limão ou vinagre
► 1 xícara de óleo comestível
Precedimento
Misture a gema de ovo com o suco de limão em um liquidificador, em velocidade baixa. Depois, adicione o óleo lentamente. Deixe o liquidificador ligado durante dois minutos.
A seguir, coloque uma pequena quantidade do coloide obtido em uma bolocha salgada ou em uma fatia de torrada e experimente.
Com base no experimento, responda às questões:
1. Qual o nome comercial desse coloide?
2. Qual a substância dispersante e qual é a substância que constuitui o disperso?
3. Qual a finalidade de utilizarmos a gema de ovo?
4. Observe como a gema de ovo foi representada:
Faça um esquema indicando o papel dessas estruturas na união do dispersante com o disperso.
5. Como esse coloide pode ser classificado?
6. Qual a diferença entre esse coloide e um aerossol, uma espuma ou gel?
Bibliografia:
Usberco e Salvador; Química, volume 2: físico-química, – 12 ed. reform.-São Paulo: Saraiva, 2009.