« »

MATERIAL

• Sal grosso (1 colher de sopa rasa )
• 2 copos de plástico ou de vidro
• Papel de filtro ( papel de coador de café )
• Funil de vidro ou de plástico
• Colher de plástico ou palito de madeira de churrasco
INFORMAÇÕES
A água do mar é uma mistura de cloreto de sódio, matéria orgânica, gases, areia, etc. Quando evaporada nas salinas, a mistura de sólidos obtida é o sal grosso, que contém principalmente cloreto de sódio. O seu aspecto é branco acinzentado, pois há várias impurezas acompanhando o cloreto de sódio. O nosso objetivo é realizar uma purificação desse material.
PROCEDIMENTO
Coloque água até a metade do copo (cerca de 100 ml). Separe e guarde alguns cristais de sal grosso para comparação; adicione o restante á água e mexa com a colher ou o palito até que não restem fragmentos do sal grosso no fundo (se necessário, acrescente um pouco mais de água e mexa novamente). Encaixe o funil com o filtro de café em outro copo e faça a filtração da mistura. Deixe o copo com o líquido filtrado aberto em um lugar ventilado e sem poeira para evaporar. De tempos em tempos, observe o que ocorre á medida que o líquido filtrado no copo vai evaporando.
 
QUESTÕES
A) Observe o aspecto do papel de filtro. Algum material ficou retido nele?
B) Terminada a evaporação compare a cor dos cristais de sal com os cristais do sal grosso originais que você guardou. Se houver diferenças, descreva-as.
C) O sal grosso é uma mistura homogêmia ou heterogênea?
D) Quais os processos de separação de misturas que foram empregados nessa purificação?
E) Quantas fases apresentava o filtrado?
Fonte: Calos Alberto Mattoso Ciscato e Luís Fernando Pereira. Planeta Químico. 1ª Edição, Ed. Ática, 2008.
Comentários