« »

ESTADO GASOSO
Teoria Cinética dos Gases: Moléculas muito afastadas
Elevada energia cinética
Elevada entropia
Temperatura associada a energia cinética
Pressão gasosa –> choque das moléculas contra recipiente.

TABELA PERIÓDICA
Alcalino = 1 sem H → ns1
Alcalino terroso = 2 → ns2
Calcogênio = 16 → ns2 np4
Halogênio = 17→1s2 ou ns2 np6

1. Numa transformação isotérmica, o volume e a pressão de um gás são inversamente proporcionais. Numa transformação isobárica, o volume e a temperatura absoluta de um gás são diretamente proporcionais. Numa transformação isocórica, a pressão e a temperatura absoluta de um gás são diretamente proporcionais. Um gás real aproxima-se do modelo ideal quando está em altas temperaturas e baixas pressões.

2. O acréscimo de um soluto não-volátil a um solvente baixa a sua pressão de vapor, eleva o seu ponto de ebulição, diminui o seu ponto de congelamento e aumenta a sua pressão osmótica.

3. Apenas um fator pode modificar o valor de uma constante de equilíbrio: a temperatura. O equilíbrio químico de um sistema pode ser deslocado por três fatores – a temperatura, a pressão e a concentração dos participantes gasosos.

4. Lembre-se das principais reações orgânicas:

  • oxidação de álcoois primários = aldeídos
  • oxidação de álcoois secundários = cetonas
  • oxidação de aldeídos = ácidos carboxílicos
  • hidratação de alcenos = álcoois
  • desidratação de álcoois = éteres
  • desidratação de ácidos e álcoois = ésteres

5. Tanto na eletrólise quanto numa pilha a oxidação ocorre no ânodo e a redução ocorre no cátodo.

6. Uma substância é considerada pura quando apresenta propriedades físicas e químicas constantes. Enquanto que uma mistura, homogênea ou heterogênea possui propriedades físicas e químicas variáveis.

7. Alotropia ocorre quando um mesmo elemento químico forma substâncias simples diferentes. Diferenciam-se os estados alotrópicos através da atomicidade (gás oxigênio e gás ozônio) ou da estrutura cristalina (grafite e diamante). A variedade alotrópica mais estável é aquela que apresenta o menor conteúdo de energia (entalpia).

8. A ligação covalente normal se estabelece pelo compartilhamento de pares eletrônicos pertencentes a átomos distintos. A ligação covalente dativa ocorre quando um dos átomos já possui estrutura estável e o outro necessita de um ou mais pares eletrônicos – o par eletrônico é proveniente de um dos átomos da ligação

9. Lembre-se que moléculas do tipo AB, A2B e A3B são sempre polares. A geometria das moléculas pode ser melhor entendida se você lembrar dos grupos da tabela periódica – 17, são sempre lineares, 16 são sempre angulares, 15, possuem estrutura piramidal no espaço e 14 são tetraédricas. Cuide sempre do CO2 que é linear e apolar e do SO3 que é triangular.

10. As principais reações de obtenção dos compostos inorgânicos são:

  • hidratação de óxidos ácidos = ácidos
  • hidratação de óxidos básicos = bases
  • ácidos + bases = sal e água
  • ácidos + carbonatos = sal + água + gás carbônico
  • ácidos + metais = sal + gás hidrogênio
Comentários