Naturalmente, existem muitas reações químicas em que é comum observar uma elevação de temperatura. Essas reações são conhecidas como exotérmicas cujo calor é liberado quando os reagentes passam produtos. Os reagentes começam com um estado de energia mais alto do que os produtos, então a energia é liberada durante a reação.
Uma reação exotérmica bastante conhecia é oxi-redução envolvendo o álcool etílico com o permanganato em meio forte ácido:
2KMnO4 + 3H2SO4 + 5CH3CH2OH → K2SO4 + 2MnSO4 + 5CH3CHO (aldeído acético) + 8H2O + calor
Esse fenômeno pode ser usado para mostrar um pouco do ambiente mágico que cerca toda a história dos alquimistas. Geralmente as pessoas comuns acreditam que basicamente a produção de fogo vem apenas de fósforo, isqueiros. A produção de uma chama produzida por uma reação química mostra o poder da química.
Material necessário
Chumaço de algodão
Conta-gotas (pipeta de Pasteur)
Bastão de vidro (varinha mágica para este experimento)
Vidro de relógio
Capsula de porcelana
Álcool etílico líquido (95%)
Permanganato de potássio (KMnO4)
Ácido sulfúrico concentrado (H2SO4)
Parte experimental
Coloque o chumaço de algodão dentro da capsula de porcela, juntamente com gotas de álcool etílico até que ele fique úmido.
Coloque alguns cristais de permanganato de potássio no vidro de relógio.
Com auxílio do conta-gotas pigue uma gota de ácido sulfúrico concentrado. Obs.) Tenha o cuidado de manter o vidro relógico afastado da capsula de porcela com algodão umedecido com álcool.
Pegue agora o bastão de vidro e misture o permaganato e o ácido. Certifique-se de que na ponta do bastão de vidro fique impregnado a mistura das duas substâncias
Agora com cuidado encoste o bastão de vidro com a mistura no algodão umidecido com álcool e observe o surgimento do fogo.
Fonte: http://www.clubedaquimica.com/